Início > apps, funções, print screen, x10 > Xperia X10 – Outubro 2010

Xperia X10 – Outubro 2010


Bem vindos!

Comentei no outro blog sobre o Nokia N95, e foi um aparelho que realmente gostei muito. Mas algumas coisas me frustravam: tamanho da tela, teclado.

Por isso eu havia decidido que meu próximo aparelho teria que ter uma tela maior.

Passeando pelas lojas, um modelo me chamou muito a atenção. O Xperia X10 é o primeiro aparelho da Sony que utiliza o sistema operacional Android, da Google.

A tela tem 4 polegadas, com resolução de 480 x 854 (para se ter uma ídéia da qualidade, tirei alguns screenshots das telas, e mesmo ampliando várias vezes a qualidade da imagem continua impecável).

Menu principal (Home Screen) com os principais aplicativos de internet que utilizo.

Gmail, Hootsuite (serve para twitter, facebook…) LDR Mate, permite visualizar os feeds que acompanha via Fastladder, assim sincroniza as notícias que leio, tanto via pc quanto celular.) UC Browser e Opera são navegadores de internet. A “placa” com sinal de cima/baixo se chama “3G Watchdog” que junto com o outro ícone mostrando a quantidade de mb é a chave para evitar desperdício tanto da bateria quanto do plano de dados. (Esses programas DEVEM ser instalados, já que o celular fica constantemente acessando a rede e fazendo pequenos downloads). O ícone maior mostrando a fase da lua permite ver temperatura e situação climática do dia.

Até novembro, o sistema operacional sofrerá um upgrade da versão 1.6 para 2.1 (que na opinião de muitos é um atraso, já que alguns aparelhos mais novos já virão com a versão 2.2) e esse upgrade promete várias melhorias, como 30% de incremento na duração da bateria, (ponto onde tanto o X10 quanto o N95 se equiparam: deixe o celular ligado, com aplicativos rodando a esmo em segundo plano, e depois de algumas horas o aparelho está sem bateria) e outras benesses, como gravação em HD (720p).

Além da tela maior, para facilitar a leitura, visualização de vídeos, fotos, outra tecnologia que queria conhecer era a de TouchScreen. E caramba, que diferença! Apesar do X10 não possuir multi-touch, a sensação de poder controlar tudo através do toque dos dedos realmente melhora a experiência. A não ser a parte de teclado. Como podem reparar, não existe um teclado físico no X10.
Apesar do teclado touch ter memória (depois que completou uma palavra, não irá precisar repetir ela novamente, ela surge como opção semelhante ao “auto-completar” a medida que digita os primeiros caracteres) frustra você errar uma tecla por causa do tamanho diminuto do teclado. Então não espere escrever longos romances usando o X10.

Mostrarei aqui outros printscreens da tela e suas funções

Esta aqui é uma das cinco telas disponíveis. Como gosto de organizar de acordo com a função de cada uma, chamo essa aqui de “informação”.

O primeiro ícone, com palavra em japonês, é um widget que fornece, a cada dia, uma palavra nova a ser aprendida em japonês.

O segundo é o leitor de livros (mostrarei na próxima foto como é a interface).

O terceiro é um link rápido para o Wikipedia, o quarto permite verificar horóscopo, tanto o “comum” quanto o chinês e a sua descrição de personalidade segundo o calendário celta.

Abaixo, temos o dicionário que, semelhante ao de japonês, ensina uma palavra por dia (ao entrar nele é possível aprender uma em espanhol também).

Logo abaixo, temos outro widget de dicionário, agora utilizando o banco de dados do Urban Dictionary, que pra quem não conhece, é um wikipedia de termos, mas onde o humor e o sarcasmo impera.

O último widget mostra uma frase (quote) aleatória de alguém famoso.

O livro em questão é “A Cor da Magia”
de Terry Pratchet

E agora sobre o FB Reader:

Como esse leitor funciona com arquivos epub, é possível transformar arquivos em pdf, com imagens e fotos, para que se possa ler e visualizar. Ele mantém registro do ponto onde parou a leitura, para que se possa continuar em outro momento. Clicando e segurando, você tem acesso ao “navegador”, onde pode ir de uma página a outra rapidamente, e permite saber em qual página está (pena ele não calcular a porcentagem, semelhante ao MJ Bookreader).

Infelizmente, o X10 não funciona com java, então não se pode usar o mesmo sistema de criação de livro que era usado no outros celulares que tive.

Mas o fato de poder inserir imagens no livro é algo que agrada muito. Ainda é possível alterar a fonte, distanciamento entre as linhas, e aqui pode-se ver o modo “noturno” de leitura.

Para que você possa converter o arquivo de PDF para EPUB, é fácil. Vá até o site da Zamzar e preencha os detalhes, ele converte e lhe envia por email. Se o FB Reader não reconhecer o livro na pasta em que o colocou, basta usar um navegador de arquivos (no meu caso eu uso o Astro) e abrir o livro por lá.

Isso me lembrou outro detalhe que me deixou contente. No N95, as vezes quando eu queria abrir um arquivo, ele não permitia associar este ao programa que queria usar, sempre tinha que abrir manualmente o programa e ir lá procurar o arquivo…

Já no X10, cada vez que você utiliza um arquivo (um link de internet por exemplo) ele lista todas as opções disponíveis de programas que podem abrir aquele arquivo em questão.

Esta tela chamo de “gerenciamento”. Temos ali o alarme, Evernote (sistema de anotações que aceita entradas de texto, som e foto, e sincroniza entre web, pc e celular). Simple Spreadsheet, similar ao excel.

O navegador de pastas Astro (semelhante ao Windows Explorer). Search plus permite procurar arquivos para baixar via internet, PDF Files é outra busca, mas focada em arquivos pdf. Calculadora.

O aplicativo da terceira linha é o Market. Ali você pode buscar todo tipo de alicativo, realizar updates dos programas já instalados (claro, não é necessário entrar ali constantemente, o próprio sistema avisa sobre os updates disponíveis).

O Advanced Task Killer é um gerenciador de tarefas, que mostra tudo que está funcionando em segundo plano (acredite, é a chave para ter uma bateria mais longa). Além de visualizar, ele permite com que programas sejam automaticamente desligados quando o celular entra em estado de repouso.

Por fim, temos o Fast Uninstaller. Com ele é possível pesquisar e desinstalar aplicativos com poucos toques. (No meu caso, muito útil, já que vivo testando aplicativos).

Aqui está a tela que chamo de “rede”.

Por aqui coordeno: Calendário (pode-se incluir compromissos, lembretes).

Plane: ativa o modo avião, desligando o acesso geral as redes; Brightness: Controla brilho; Bluetooth: serve para não apenas ligar, permite pesquisar tanto as pastas do celular quanto de outros aparelhos conectados, e fazer transferências de arquivos.

CameraLight: Permite ativar o flash, que por enquanto não é automático. Com ele é possível usar o celular como lanterna.

O widget abaixo mostra: Ligar rede wifi, bluetooth, gps e modo silencioso.

Por fim, a tela “multimídia”.
Como tenho vários programas com essas funcionalidades, criei e nomeei pastas de acordo com suas funções.
Em outros posts falarei a respeito deles. A câmera de 8.1 permite tirar fotos muito boas, e com a ajuda do software é possível emular desde fotos estilo “lomo” até HDR, pintura surrealista e muitos outros efeitos.
Para quem não sabe, o X10 tem um processador de 1GH e 256mb de RAM. Um dos emuladores que tenho nele é o de Playstation 1. Sim, dá pra jogar Final Fantasy VII, Front Mission, e muitos outros…
Na pasta de música, um aplicativo interessante e que já vem de fábrica é o Track ID. No N95 eu precisava instalar um aplicativo de terceiros, chamado Shazam ID, muito bom por sinal, que, após gravar alguns segundos de uma música, envia para a internet e retorna os resultados, mostrando nome da música, banda, album, ano etc.
O Track ID faz isso e ainda permite pesquisar pelo vídeo no youtube, comprar a música pela internet, enviar por email a recomendação de música.
Termino por aqui, já que esse post era justamente para falar sobre as funções como um todo, de forma mais generalizada.
Anúncios
Categorias:apps, funções, print screen, x10
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: