Início > comparativo, n8, nokia, x10 > Nokia N8 VS Sony Ericsson X10

Nokia N8 VS Sony Ericsson X10


Aqui, uma tabela comparativa entre os dois aparelhos, pelo phonearena:

http://www.phonearena.com/htmls/compare_advresults.php?phones[0]=4543&phones[1]=4200&area=2

E aqui outra, agora pelo gsmarena:

http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=3252&idPhone2=2964

Antes de pensar em comprar o X10, eu estava realmente esperançoso em pegar o N8.

E antes disso, queria um N900. A Nokia tem agido de uma forma estranha: ela promete celulares top de linha, mas SEMPRE com alguma característica capenga.

Vou dar um exemplo agora nessa comparação:

O N8 tinha tudo pra ser o melhor aparelho do mercado.

Câmera 12mp, gravação em 720p (HD) já de fábrica (o meu x10 só vai ter isso ali pelo final de novembro…), saída HDMI… quer dizer, um baita aparelho quando se pensa em fotografia e vídeo

Mas como que pra “balancear” essas coisas, a Nokia resolve deixar o aparelho com um processador miserável de 680mhz (o x10 tem 1000mhz) e apenas 256mb de ram (a mesma quantia do X10, mas o N8 é um aparelho mais novo, DEVERIA ter mais Ram). A pergunta: PORQUE a Nokia regula tanto na quantidade de Ram? O meu N95 tem 64mb, e apesar de poder fazer multitarefa com ele, 128 seria o mínimo pra poder usar ele a toda força. (e OLHA a idade do N95!).

Aliás, foi justamente a mão fechada da finlandesa em relação a hardware que motivou um dos maiores fãs da empresa a mudar de empresa: Ricky Cadden (http://www.rickycadden.com/). A opção dele foi um Nexus.

Aqui está o link com o desabafo dele:
http://www.symbian-guru.com/welcome/2010/07/symbian-guru-com-is-over.html

Empresto dele aqui, um trecho: Thanks to Nokia’s consistently piss-poor hardware choices and Symbian’s lack of ability to even remotely compete in terms of features, 

“…Graças as pobres escolhas em hardware da Nokia e da inabilidade do Symbian competir mesmo que a distância em questão de funcionalidades…”

Eu tive apenas dois aparelhos da Nokia (N73 e N95). E posso dizer tranquilamente que na questão de fotografia, são ótimos aparelhos. O próprio N8 agora seria a melhor escolha em questão de câmera digital associada a telefone (sendo que os telefones sempre foram elogiados pela qualidade na ligação, algo que o iPhone não faz direito até hoje).

Pra começar, o N8 tem um ponto muito fraco: Apesar da tela ter 3,5 polegadas (enquanto o x10 tem 4), isso não é tão importante. O ponto é que a resolução é de 360 x 640. Aqui o x10 ganha de “lavada”. A resolução dele é de 480 x 854, o que garante a qualidade de imagem, mesmo sob efeito de zooms sequenciais. Em compensação, o N8 tem multi-touch.

A câmera, pelo menos por enquanto, fica como ponto para o N8. (Vamos esperar até sair a atualização para ver como fica).

Memória interna: N8 vem com 16gb, com possibilidade de expansão para até 32gb, por cartão. O x10 vem com apenas 1gb de interna, sendo possível expandir, via cartão, até 16gb (aqui, a vantagem é do N8, apenas não sei se ele consegue lidar bem esse tanto de memória interna, como fica a questão daonde se instala programas, etc…).

Som: o som do x10 é baixo, o volume poderia ser mais alto…. P**** é um SONY! A marca do Walkman! Mas aqui ele vence o N8 num quesito: pelo menos tem caixas de som estéreo.

Em questão de sistema operacional, o N8 é o primeiro aparelho a usar o novo Symbian 3 OS. Como ainda não tive a oportunidade de usar esse aparelho, não posso dizer muito. Realizando algumas pesquisas online, pude perceber que apesar do sistema incrementar funcionalidades ao SO, alguns pontos ainda deixam a desejar.

O x10 funciona com o SO Android 1.6, mas com algumas especificações da Sony, como Timescape (que não utilizo, ele seria um “marcador” de TUDO que se faz no telefone, como se fosse um diário de utilização, quais fotos tirou, emails recebeu, atualizações do facebook, Twitter, etc) e o Mediascape (que permite acesso rápido a fotos, música e vídeo). Em relação ao SO, existe uma grande reclamação por parte dos usuários: a versão atual é a 2.2 (Froyo) e a maior parte dos celulares que saem hoje em dia já vem com pelo menos a versão 2.1 (Éclair). Essa versão está para chegar ao x10 até o fim de novembro, com várias melhorias, como duração maior da bateria (estimada em 30%), gravação em HD 720p (aqui um exemplo, um vídeo feito por um japonês, que já tem a atualização: http://www.xperiax10.net/2010/10/13/new-xperia-x10-hd-video-sample-shows-improvements/)

Esses são os pontos mais importantes, pelo menos até agora.

Anúncios
Categorias:comparativo, n8, nokia, x10
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: